- Categorias
- Todos
- Artigos
- Podcast
- Cursos
- Oportunidades
O que são REDs e por que usá-los para a aprendizagem?
23 | set | 2024Os avanços tecnológicos, o crescimento do acesso aos dispositivos móveis e a evolução das ferramentas de aprendizagem impactaram diretamente as necessidades das professoras e dos professores na sala de aula. Os recursos educacionais digitais (REDs) têm o objetivo de apoiar, enriquecer e potencializar as atividades dos docentes, dos estudantes e da equipe gestora por meio de ferramentas digitais que podem ser aplicadas no cenário educacional.
Esses recursos podem ser utilizados em diferentes etapas da aula e em distintos níveis de formação, para auxiliar na criação de conteúdo e na elaboração de novas propostas de atividade. A possibilidade de os professores conhecerem esses recursos é importante para que eles consigam oferecer materiais, ferramentas e plataformas em múltiplos formatos, o que proporciona a equidade da educação (CIEB, 2019).
Quais são os recursos que posso aplicar na minha estratégia de ensino?
Parte dos REDs já é conhecida dos docentes, mas, devido à grande variedade de sites, plataformas e aplicativos, os profissionais da educação podem não ter acesso a ferramentas que se encaixem melhor na sua rotina. Vamos conhecer algumas delas:
- Ferramentas do Google, como Google Apresentações e Google Documentos: recursos gratuitos, podem ser utilizadas para a construção de textos e apresentações, e ainda contar com a colaboração dos estudantes.
- Ferramentas para interação, como Mentimeter e Padlet: se todos os seus alunos tiverem acesso a um dispositivo durante a aula, essas ferramentas vão apoiar na criação de enquetes e murais digitais, na viabilização de discussões virtuais e na organização de trabalhos em grupo.
- Ferramentas para criação de materiais, como Canva, Genial.ly e Flippity: com esses recursos, você pode criar jogos, dinâmicas relacionadas a arte, editar vídeos e elaborar materiais para complementar o conteúdo trabalhado na sala de aula.
- Ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, como a Khan Academy: plataforma que oferece a professores e estudantes conteúdos que reforçam os aprendizados dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Planejamento e intencionalidade pedagógica são aliados dos REDs
Para escolher a ferramenta correta e que faça sentido na rotina estabelecida com os alunos, é preciso que o docente trabalhe com intencionalidade pedagógica. O melhor recurso educacional digital é aquele que se adapta ao seu contexto e às necessidades dos estudantes. Defina os seus objetivos: quer recursos que ajudam na avaliação? Precisa engajar os estudantes e promover a criatividade? Está buscando uma maior interação com o conteúdo? Necessita de mais tempo na preparação da aula? Para todas essas necessidades, existem diversas ferramentas para auxiliar você com o seu objetivo.
A intencionalidade pedagógica no uso de tecnologias digitais é importante para que os recursos sejam utilizados não como elementos de lazer ou para cumprir alguma exigência institucional, mas para potencializar o ensino e a aprendizagem, diversificar estratégias pedagógicas e atender às necessidades e aos ritmos de aprendizagem de cada estudante.
Uma etapa importante para facilitar o uso de REDs é o planejamento. Ao envolver o uso de recursos digitais, você deve se perguntar:
- Quais os dispositivos disponíveis na minha escola?
- É preciso reservar com antecedência?
- Necessito de acesso à internet para executar essa atividade?
- Os aplicativos já estão instalados?
- Quais são as necessidades de aprendizagem dos estudantes?
- De que forma a tecnologia auxilia e potencializa esse processo?
- Ao final da experiência, o que eu desejo que o estudante consiga fazer?
Fonte: elaborado por Sincroniza Educação
A Jornada de Recursos Educacionais Digitais, publicada pelo Centro para Inovação da Educação Brasileira (CIEB) em parceria com a Iniciativa BNDES Educação Conectada, retrata uma trajetória que redes de ensino podem adotar para selecionar, adquirir e disponibilizar recursos educacionais digitais para os profissionais da educação.
—
Se você se interessou em conhecer mais sobre a nossa expertise em Implementação de Tecnologia, mande um e-mail para [email protected].
Referências:
CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Jornada de recursos educacionais digitais. . BNDES Educação Conectada. 2022. Disponível em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2022/02/Jornada-RED.pdf. Acesso em: 06 set. 2024.
CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Notas Técnicas #8: Competências de professores e multiplicadores para uso de TICs na educação. 2019. Disponível em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/08/NotaTecnica8.pdf. Acesso em: 06 set. 2024.