A promoção da equidade racial ainda é um desafio para as redes públicas de ensino, que precisam sensibilizar gestores e fortalecer práticas pedagógicas estratégicas capazes de enfrentar desigualdades históricas. Era necessário criar um processo formativo estruturado, que desse suporte a secretarias de educação e promovesse ações efetivas em sala de aula e na gestão escolar.
Formação para educação
Desde 2019, o Instituto Unibanco desenvolve uma metodologia de equidade racial com secretarias de educação, já aplicada em estados como Espírito Santo e Ceará. Em 2024, foi estabelecida uma parceria com Minas Gerais para a realização de um piloto e de um processo formativo. A formação incluiu a preparação de pautas formativas, assessoria para participação em oficinas virtuais e reuniões de monitoramento, articulando sensibilização e prática pedagógica com foco em equidade racial.
Em seis meses, foram realizadas 40 horas de formação presencial, alcançando 175 participantes. Esse processo fortaleceu a sensibilização de gestores e especialistas, ampliou o repertório teórico-prático e contribuiu para consolidar práticas pedagógicas voltadas à equidade racial na rede educacional.