Apesar dos avanços nas políticas educacionais, ainda existem desigualdades raciais significativas no acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes. Era necessário sensibilizar e apoiar a gestão escolar na incorporação da equidade racial como eixo estruturante das práticas pedagógicas e administrativas.
Implementação em território
O projeto promove a sensibilização da gestão escolar para a equidade racial em Minas Gerais, em continuidade ao trabalho que o Instituto Unibanco desenvolve junto a secretarias desde 2019. Foram oferecidas formações e acompanhamento técnico a 138 participantes (18 gestores e 120 especialistas) em 60 escolas, distribuídas em 6 Superintendências Regionais de Educação.
As ações visaram ampliar o repertório teórico e prático dos gestores, apoiar o diagnóstico e planejamento de ações estratégicas, além de consolidar aprendizados para futura expansão do programa.
O projeto resultou em maior sensibilização e engajamento das equipes escolares em torno da agenda da equidade racial, promovendo a formação continuada de gestores e especialistas com base em indicadores educacionais e marcos legais. Também fortaleceu práticas de gestão escolar alinhadas ao enfrentamento das desigualdades raciais e consolidou aprendizados que servirão de base para a expansão do programa em outros territórios.