fbpx
Ir para conteúdo principal
barra barra barra Fale conosco pelo Whatsapp
barra barra barra Sincroniza Educação
  • Home
  • Atuação
  • sobre
  • produtos
  • equipe
  • Impacto
  • Diferenciação Pedagógica
  • Biblioteca
Contato
Fale conosco pelo Whatsapp
Acompanhe-nos
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Linkedin
Sincroniza Educação Sincroniza Educação
  • Home
  • Atuação
  • Impacto
  • Diferenciação Pedagógica
  • Biblioteca
  • Alto Contraste Alto
    contraste
Biblioteca
  • Categorias
  • Todos
  • Artigos
  • Podcast
  • Cursos
  • Oportunidades
Artigos

Trocando Ideias: Metodologias Ativas

18 | abr | 2019
compartilhar:
  • facebook
  • linkedin
  • twitter
Imagem Trocando Ideias: Metodologias Ativas

O aprendizado é um processo constante e que envolve os campos pessoal, profissional e social. Desde o nascimento, aprendemos observando, testando, errando, experimentando. Aos poucos, ampliamos e generalizamos essas experiências num processo indutivo, ao mesmo tempo que também aprendemos a partir de teorias que, depois, testamos na vida real – processo dedutivo (BACICH & MORAN, 2018).

Nas escolas, em geral, há o predomínio da aprendizagem através do processo dedutivo, em que o professor transmite primeiro a teoria para que os alunos a assimilem e tentem, posteriormente, enquadrá-la em algo concreto, que faça parte da vida. Trata-se de uma abordagem importante, porém, cada vez mais notamos que a aprendizagem por questionamento e experimentação (processo indutivo) proporciona uma compreensão mais ampla e profunda, uma vez que traz ao aluno uma participação mais ativa em todo o processo (BACICH & MORAN, 2018).

Neste contexto, ganham força as Metodologias Ativas que, através de estratégias diversas, buscam inserir o aluno no centro do processo de aprendizagem. O professor passa a ter um papel de condutor do percurso percorrido pelo aluno, buscando despertar o interesse, a curiosidade e a relevância do que é estudado/aprendido, orientando processos de pesquisa, trabalhos em grupo e uma série de outros aspectos.

Nas próximas semanas, vamos destacar e aprofundar algumas algumas das metodologias ativas aqui neste espaço: Aprendizagem Criativa Ensino Híbrido Aprendizagem em Equipe Aprendizagem Baseada em Projetos Aprendizagem por Roteiros de Pesquisa

E aí, sobre qual você gostaria de ler mais na semana que vem?

Fonte: MORAN, J. Parte I: A aprendizagem é ativa. In: BACICH, L; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. Parte I, p.1-25.

Preencha o formulário e fale com nossos especialistas

×
× Mapa do site

Home

  • Atuação
  • Cases
  • Biblioteca
  • Fale Conosco
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
Sincroniza Educação Sincroniza Educação
  • Atuação
  • Cases
  • Biblioteca
  • Mapa do site

Vem com a gente!

Estamos à disposição para
atender suas demandas.

Acompanhe-nos

  • Facebook
  • instagram
  • twitter
  • linkedin

[email protected]

Rua Diana, 592, conjunto 72 - Perdizes, São Paulo/SP
(11) 2579-6355
(11) 97650-6323 (Whatsapp)

2021 Sincroniza .Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento FIB | Fábrica de Ideias Brasileiras
Voltar ao topo Voltar
ao topo

Meus dados pessoais

Quer falar conosco a respeito dos seus dados pessoais?
Acesse o nosso canal para sanar suas dúvidas e/ou fazer uma solicitação.

Canal de atendimento ao titular
Política de privacidade Termos e condições de uso