fbpx
Ir para conteúdo principal
barra barra barra Fale conosco pelo Whatsapp
barra barra barra Sincroniza Educação
  • Home
  • Atuação
  • sobre
  • produtos
  • equipe
  • Impacto
  • Diferenciação Pedagógica
  • Biblioteca
Contato
Fale conosco pelo Whatsapp
Acompanhe-nos
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Linkedin
Sincroniza Educação Sincroniza Educação
  • Home
  • Atuação
  • Impacto
  • Diferenciação Pedagógica
  • Biblioteca
  • Alto Contraste Alto
    contraste
Biblioteca
  • Categorias
  • Todos
  • Artigos
  • Podcast
  • Cursos
  • Oportunidades
Artigos

Trocando Ideias: Aprendizagem Criativa

24 | abr | 2019
compartilhar:
  • facebook
  • linkedin
  • twitter
Imagem Trocando Ideias: Aprendizagem Criativa

Como podemos preparar as crianças para os desafios que enfrentarão no futuro se o mundo vem se transformando em uma velocidade jamais vista e, muito provavelmente, as profissões que elas terão ainda nem foram inventadas?

A resposta talvez seja: ajudando o aluno a “aprender a aprender”, a desenvolver soluções inovadoras para os problemas inesperados que surgirão em suas vidas (RESNICK, 2014).

Ao observar crianças do jardim de infância, podemos notar como elas aprendem de forma criativa, sem medo de errar, imaginando, experimentando, compartilhando e refazendo, de forma contínua, esse ciclo. O autor Mitchel Resnick sistematizou esse processo em uma espiral com as etapas Imaginar, Criar, Brincar, Compartilhar, Refletir e de novo Imaginar – e, através dela, propõe que repliquemos o processo para qualquer faixa etária ou conteúdo.

Desta maneira, a Aprendizagem Criativa, como o próprio nome diz, busca resgatar e desenvolver o pensamento criativo dos alunos para que estes estejam preparados para contribuir e lidar com esse mundo em mudança. Resnick baseia sua teoria em “4Ps”: Projetos que tratem de temas significativos para o aluno; Parcerias (a colaboração e a troca de ideias proporcionam que a aprendizagem ocorra de forma mais natural); Paixão dos alunos pelo tema, que faz com que o aluno se aprofunde, persista e trabalhe mais no projeto; e Pensar Brincando (a ideia de assumir riscos, aprender com os erros e se divertir durante a construção do conhecimento).

Dessa maneira, o processo de ensino-aprendizagem ocorre de forma mais dinâmica, explorando diferentes espaços e materiais, compartilhando experiências e construindo o conhecimento de forma colaborativa.

Bibliografia: RESNICK, M. (2014). Dê uma chance aos P’s: Projetos, Pares, Paixão, Pensar Brincando RESNICK, M. (2007). Tudo o Que Eu Preciso Saber (Sobre Pensamento Criativo) Eu Aprendi (Estudando Como as Crianças Aprendem) no Jardim da Infância.

Preencha o formulário e fale com nossos especialistas

×
× Mapa do site

Home

  • Atuação
  • Cases
  • Biblioteca
  • Fale Conosco
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
Sincroniza Educação Sincroniza Educação
  • Atuação
  • Cases
  • Biblioteca
  • Mapa do site

Vem com a gente!

Estamos à disposição para
atender suas demandas.

Acompanhe-nos

  • Facebook
  • instagram
  • twitter
  • linkedin

[email protected]

Rua Diana, 592, conjunto 72 - Perdizes, São Paulo/SP
(11) 2579-6355
(11) 97650-6323 (Whatsapp)

2021 Sincroniza .Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento FIB | Fábrica de Ideias Brasileiras
Voltar ao topo Voltar
ao topo

Meus dados pessoais

Quer falar conosco a respeito dos seus dados pessoais?
Acesse o nosso canal para sanar suas dúvidas e/ou fazer uma solicitação.

Canal de atendimento ao titular
Política de privacidade Termos e condições de uso