- Categorias
- Todos
- Artigos
- Podcast
- Cursos
- Oportunidades
Trocando Ideias: Aprendizagem Criativa
24 | abr | 2019Como podemos preparar as crianças para os desafios que enfrentarão no futuro se o mundo vem se transformando em uma velocidade jamais vista e, muito provavelmente, as profissões que elas terão ainda nem foram inventadas?
A resposta talvez seja: ajudando o aluno a “aprender a aprender”, a desenvolver soluções inovadoras para os problemas inesperados que surgirão em suas vidas (RESNICK, 2014).
Ao observar crianças do jardim de infância, podemos notar como elas aprendem de forma criativa, sem medo de errar, imaginando, experimentando, compartilhando e refazendo, de forma contínua, esse ciclo. O autor Mitchel Resnick sistematizou esse processo em uma espiral com as etapas Imaginar, Criar, Brincar, Compartilhar, Refletir e de novo Imaginar – e, através dela, propõe que repliquemos o processo para qualquer faixa etária ou conteúdo.
Desta maneira, a Aprendizagem Criativa, como o próprio nome diz, busca resgatar e desenvolver o pensamento criativo dos alunos para que estes estejam preparados para contribuir e lidar com esse mundo em mudança. Resnick baseia sua teoria em “4Ps”: Projetos que tratem de temas significativos para o aluno; Parcerias (a colaboração e a troca de ideias proporcionam que a aprendizagem ocorra de forma mais natural); Paixão dos alunos pelo tema, que faz com que o aluno se aprofunde, persista e trabalhe mais no projeto; e Pensar Brincando (a ideia de assumir riscos, aprender com os erros e se divertir durante a construção do conhecimento).
Dessa maneira, o processo de ensino-aprendizagem ocorre de forma mais dinâmica, explorando diferentes espaços e materiais, compartilhando experiências e construindo o conhecimento de forma colaborativa.
Bibliografia: RESNICK, M. (2014). Dê uma chance aos P’s: Projetos, Pares, Paixão, Pensar Brincando RESNICK, M. (2007). Tudo o Que Eu Preciso Saber (Sobre Pensamento Criativo) Eu Aprendi (Estudando Como as Crianças Aprendem) no Jardim da Infância.