- Categorias
- Todos
- Artigos
- Podcast
- Cursos
- Oportunidades
Recomposição da Aprendizagem
30 | ago | 2022Faz cerca de um ano que voltamos ao ensino presencial, mas os impactos do período de ensino remoto em relação à aprendizagem dos estudantes ainda são visíveis nas escolas. Hoje, no complexo cenário da sala de aula, observamos:
- Variabilidade entre níveis de aprendizagem de estudantes
- Defasagem em relação ao conteúdo programático previsto para a série atual
- Necessidade de selecionar os conhecimentos e as habilidades fundamentais que esperamos que as crianças desenvolvam
- Desmotivação e elevados índices de ansiedade entre os estudantes
Entende-se que esse cenário foi causado tanto pelas condições desiguais de acesso à internet, a softwares e a hardwares em épocas de ensino remoto quanto por uma transposição inadequada das práticas presenciais para o ambiente virtual. A reflexão sobre essas questões tem levado redes de ensino, escolas e educadores a reformularem muitas de suas práticas, reconsiderando abordagens pedagógicas e metodologias de ensino. Jargões como Ensino Híbrido, Metodologias Ativas e Planejamento Reverso têm circulado nos meios educacionais. Se antes tais expressões apareciam de maneira isolada, cada vez mais frequentemente elas têm atendido a um propósito em comum: a Recomposição da Aprendizagem – assunto desta nossa publicação.
(As estratégias para recomposição da aprendizagem consistem em provocar nos estudantes novas formas de pensar e assim podemos mesclar conteúdos originalmente pensados para diferentes anos letivos.)
1) O que é “Recomposição da Aprendizagem”?
2) Recomposição da Aprendizagem é uma abordagem que será válida apenas para o ano de 2022?
3) A conversa sobre recomposição pedagógica será abandonada depois que toda a geração de crianças que vivenciaram a pandemia de covid-19 tiver se formado?
4) Recomposição pedagógica significa ensinar apenas o conteúdo de anos letivos anteriores?
5) Recomposição, Remediação, Retomada ou Aceleração da Aprendizagem?
6) Quais são as possíveis soluções para a Recomposição da Aprendizagem?
7) Como a Apple e a Sincroniza podem ajudar minha equipe no processo de Recomposição da Aprendizagem?
1) O que é Recomposição da Aprendizagem?
Em linhas gerais, falar em Recomposição da Aprendizagem é admitir que há conteúdos dos anos letivos de 2020 e 2021 aos quais os estudantes não tiveram acesso de maneira adequada nem eficiente mas que são pré-requisitos fundamentais para o ano letivo de 2022 em diante. É dizer que não se pode deixar de trabalhar nem os conteúdos que se perderam nem os conteúdos esperados para o ano letivo atual. Recomposição da Aprendizagem é, portanto, uma perspectiva de reformulação do currículo escolar e de abordagens metodológicas que nasce com caráter emergencial, para que assuntos previstos desde o ano letivo de 2020 até agora possam ser trabalhados.
Os estudantes são então contemplados com todos os conteúdos de maneira prioritária e, ao mesmo tempo, seguem o percurso escolar sem prejuízo. Além disso, a Recomposição da Aprendizagem prevê ações de diagnóstico e acolhimento que são necessárias para o processo de readaptação à vivência escolar presencial.
2) Recomposição da Aprendizagem é uma abordagem que será válida apenas para o ano de 2022?
Não. A Recomposição da Aprendizagem pode ser aplicada quando o educador diagnosticar a necessidade de fazê-lo. Com isso, o planejamento curricular deverá resgatar algum elemento essencial, previsto para uma etapa anterior, e mesclá-lo ao conteúdo esperado para o ano letivo vigente.
Além de ser uma estratégia para lidar com as desigualdades e as dificuldades enfrentadas por causa da pandemia de covid-19, a Recomposição é uma oportunidade de atender à realidade da educação brasileira, que já era bastante desafiadora.
3) A conversa sobre recomposição pedagógica será abandonada depois que toda a geração de crianças que vivenciaram a pandemia de covid-19 tiver se formado?
Sim e não. Evidentemente, quando alcançarmos esse cenário, não terá mais sentido fazer planos específicos para mitigar as defasagens e desigualdades dos níveis de aprendizagem que foram estabelecidos durante a pandemia. Mas as aprendizagens e os métodos desenvolvidos para a implementação de recomposição de aprendizagem ainda serão válidos para atender salas heterogêneas, com estudantes que avançam em diferentes ritmos, além de casos particulares de alunos que tenham dificuldades específicas.
4) Recomposição pedagógica significa ensinar apenas o conteúdo de anos letivos anteriores?
Não. Os currículos escolares são planejados de acordo com a maturidade dos estudantes. Limitar-se a ver conteúdos de anos letivos anteriores seria limitar o potencial de desenvolvimento intelectual dos estudantes. A recomposição proposta é, então, a priorização dos conteúdos essenciais do ano letivo vigente e dos conteúdos que são seus pré-requisitos, mas que não foram devidamente trabalhados anteriormente ou ainda se mostram desafiadores para os estudantes.
5) Recomposição, Remediação, Retomada ou Aceleração da Aprendizagem?
Junto ao termo “recomposição”, outras expressões têm sido ouvidas nos círculos educacionais. Algumas, muito similares, podem assumir significados bastante diferentes. Outras, aparentemente distintas, se confundem em seus significados. Vamos conhecê-las e entendê-las:
- Aceleração da aprendizagem: termo bastante usado em estudos e debates internacionais. Tem a mesma proposta de nossa expressão Recomposição da Aprendizagem. A escolha pela palavra “aceleração” enfatiza a possibilidade de os estudantes aprenderem o conteúdo essencial do ano letivo de maneira mais rápida do que se vê hoje, a partir do momento em que sejam dados a eles os subsídios necessários. É importante ressaltar que essa expressão não significa dizer que as professoras e os professores devem tentar dar os mesmos conteúdos de sempre, pelos mesmos métodos, de maneira acelerada. O foco dessa estratégia está na mudança metodológica do ensino e aprendizagem.
- Remediação da aprendizagem: o termo mais comumente traduzido do inglês; equivale à ideia de retomar, de retrabalhar algo que já foi visto pelo estudante, mas não totalmente desenvolvido dentro das expectativas.
- Retomada da aprendizagem: como a remediação, o foco é rever aquilo que já foi visto, mas que não foi aprendido como esperado.
Tanto no Brasil como no exterior, a ideia de remediação ou de retomada tem sido alvo de intensas críticas, principalmente por não trazer enfrentamento adequado em relação à priorização de conteúdos ou metodologias pertinentes ao cenário da volta presencial – isto é, essas estratégias acabam focando quase que exclusivamente o que está em defasagem e não oferecem uma proposta de conciliação com o conteúdo do ano letivo atual.
6) Quais são as possíveis ações para a Recomposição da Aprendizagem?
Não existe uma única receita ou recomendação para a Recomposição da Aprendizagem, inclusive porque é importante que as professoras e os professores reflitam sobre o que faz sentido para o seu contexto. Mas, em diferentes cenários, algumas abordagens que têm mostrado maior sucesso envolvem:
- Ensino Híbrido
- Utilização de recursos tecnológicos que facilitam a Diferenciação Pedagógica e o ensino personalizado em escala
- Metodologias Ativas
- Diferenciação Pedagógica
- Diagnósticos periódicos
- Atividades de acolhimento que conversem com as necessidades dos estudantes
7) Como a Apple e a Sincroniza podem ajudar minha equipe no processo de Recomposição da Aprendizagem?
Toda a tecnologia Apple foi construída considerando a necessidade de contemplar diferentes perfis de estudante, que podem estar espalhados pelo mundo ou reunidos dentro de uma mesma sala de aula. Por meio das ferramentas de acessibilidade, cada estudante pode vivenciar o processo de aprendizagem de acordo com as suas necessidades ‒ clique aqui para ver alguns exemplos.
A Sincroniza, por sua vez, tem como foco preparar gestores e educadores para a utilização de todo esse potencial tecnológico, dentro de um contexto de Diferenciação Pedagógica e de Metodologias Ativas. Confira nossa home page e saiba mais!
Gostou desse conteúdo?
Cadastre-se e receba mais textos como este
Referências
APPLE INC. Ajuda para cada estudante com o iPad. 2022. Disponível em <https://education-static.apple.com/geo/br/product/reaching-all-learners.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2022.
BLIKSTEIN, P. et al. Aprendizagem híbrida? Orientações para regulamentação e adoção com qualidade, equidade e inclusão. São Paulo: D3e, 2022. Disponível em: <https://fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/pdfs/Relatorio_AprendizagemHibrida.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2022.
FERNANDES, C. et al. Recuperação da aprendizagem no ensino médio – mitigando os efeitos da pandemia de covid-19. Projeto de conclusão do V Programa Latino-Americano em Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública. Fundação Getulio Vargas, 2021. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace;handle/bitstream/handle/10438/31799/Projeto%20Final%20-%20Grupo%2009%20%28Pol%C3%ADticas%20Educacionais%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 18 ago. 2022.
LEE, N.; HORSFALL, B. Accelerated learning: a study of faculty and student experiences. Jornal Innovative Higher Education Journal, v. 35, 2010, pp. 191-202.
NOVA ESCOLA. Entenda o que é recomposição de aprendizagens. 2022. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/21297/entenda-o-que-e-recomposicao-de-aprendizagens>. Acesso em: 05 ago. 2022.
© Copyright: Apple e iPad são marcas comerciais da Apple Inc., registradas nos EUA e em outros países.