- Categorias
- Todos
- Artigos
- Podcast
- Cursos
- Oportunidades
O que escolas inovadoras americanas têm em comum
22 | out | 2018Na semana passada, nossa cofundadora Ana Paula Romero Manzalli esteve na região de São Francisco, na Califórnia, e visitou três escolas conhecidas pelo uso de tecnologia para a personalização do ensino: The Nueva School, Khan Lab School e AltSchool. As visitas foram inspiradoras! Reunimos aqui alguns pontos em comum que identificamos nas práticas das três escolas:
Espaços: as salas são mais abertas e têm organização descentralizada – nada de alunos enfileirados e virados para “a frente”, onde o professor está
Roteiros: os alunos, desde muito cedo, têm algum nível de controle sobre seus horários e o tempo que dedicarão a seus projetos. E a agenda é só o começo de uma aprendizagem que estimula a autonomia dos alunos
Orientação: com os alunos mais ativos no próprio processo de aprendizagem, os professores assumem a posição de orientador – as três escolas relataram momentos individuais que os professores têm semanalmente com os alunos para discutir seus projetos, suas dúvidas, seu desempenho e a organização do tempo
Objetivos de aprendizagem: são comunicados com clareza (e, em muitos casos, estabelecidos em conjunto com os alunos)
Avaliação: provas são um recurso raro de avaliação. Os professores estabelecem rubricas (standards) que descrevem níveis de proficiência de uma habilidade ou competência; depois, desenvolvem atividades que permitem observar o nível dos alunos em diferentes momentos e de diferentes maneiras
Nesse cenário, a tecnologia vem facilitar o acesso a conteúdos; estimular a colaboração e a criatividade; possibilitar a personalização do ensino; e ampliar as formas de avaliar a aprendizagem! Aqui na Sincroniza, voltamos com muito gás para melhorar continuamente nosso repertório de apoio às escolas!