- Categorias
- Todos
- Artigos
- Podcast
- Cursos
- Oportunidades
Google Formulários e Taxonomia de Bloom
23 | ago | 2021Uma ferramenta gratuita que pode ser utilizada em vários contextos educativos é o Google Forms, ou Formulários Google! E é muito provável que você já utilize o recurso para coletar dados através do preenchimento de formulários, mas já parou para pensar em outras possibilidades e vantagens do seu uso?
Por exemplo, ele pode servir como plataforma de envio de trabalhos escolares, pois aceita respostas com arquivos em vários formatos. Pode ser usado também para analisar os conhecimentos prévios dos estudantes ao se abordar um conteúdo específico, para checar quanto eles dominam do assunto.
Outro exemplo de uso do Google Forms é para a criação de avaliações – formativas ou somativas. Por meio desse recurso, de acesso rápido ao desempenho dos estudantes, professoras e professores acompanham e fazem a mediação de todo o processo educativo.
Com o Google Forms, é possível ainda elaborar questões de diversos tipos e com características específicas, como resposta curta, parágrafo, múltipla escolha, caixa de seleção, escala linear, entre outras. Dependendo do tipo de pergunta, os questionários do Google Forms podem ser avaliados automaticamente. Após o envio de cada formulário preenchido, os dados são processados e transformados em um relatório, muito útil no mapeamento do processo de aprendizagem dos alunos.
Você pode verificar, por exemplo, quais questões os alunos mais acertaram e quais erraram, para decidir os conceitos que vão precisar de revisão. Aliás, um dos pontos fortes do Google Forms é essa análise de dados em tempo real. Isso produz um feedback muito rápido e é possível tomar decisões quase instantâneas a partir desse levantamento.
E todos esses recursos contribuem para otimizar o tempo docente. Esse modo “chave de resposta”, em que todo o conteúdo é corrigido e os dados são gerados automaticamente, traz uma supereconomia do tempo que seria gasto na correção!
Definindo bons objetivos para o formulário
Para auxiliar docentes na hora de definir os objetivos educacionais ao usar o Google Forms, uma proposta é utilizar a Taxonomia de Bloom. Seu propósito é categorizar os conhecimentos para alinhá-los com a intencionalidade pedagógica.
A Taxonomia de Bloom ajuda a identificar metas de aprendizagem e desenvolver planos para alcançá-las, possibilitando acompanhamento efetivo do aprendizado. Além disso, ela permite avaliação de forma contínua, o que incentiva os estudantes a refletir sobre seu progresso.
Ao unir Google Forms e Taxonomia de Bloom no mesmo material, nossa ideia é convidar você a utilizar a Taxonomia para criar atividades no Formulário que vão além do objetivo de memorização. A Taxonomia pode apoiá-lo a criar perguntas e tarefas que demandem processos mais complexos de cognição e explorem diferentes naturezas do conhecimento de sua turma. No infográfico abaixo você pode conferir mais informações sobre a Taxonomia de Bloom:
—–
A Sincroniza acredita que, em um mundo cada vez mais digital e conectado, conhecer novas estratégias e ferramentas tecnológicas é essencial para acompanhar as constantes transformações da educação. Por isso, estamos compartilhando conteúdos para ampliar seu repertório sobre REDs. Acompanhe nossas redes sociais para saber mais!
Se interessou em conhecer estratégias e ferramentas tecnológicas? Mande um e-mail para [email protected] para conhecer nossas formações em REDs!