Da teoria à prática: conheça o nosso Manual de Diversidade e Inclusão
16 | jul | 2021Diversidade e inclusão são temas cada vez mais discutidos nos últimos anos, principalmente pela construção de debates nos espaços virtuais, o interesse das empresas e organizações na temática e a luta dos movimentos sociais por equidade e direitos garantidos para todas as pessoas. Segundo a Pesquisa Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações 2023, realizada pela consultoria Deloitte com 355 empresas respondentes, 96% afirmam que iniciativas de Diversidade e Inclusão promovem um ambiente mais acolhedor e 76% possuem práticas ou uma área dedicada a essas ações.
Na Sincroniza Educação não é diferente, pois entendemos a diversidade e a inclusão como princípios norteadores em todas as nossas frentes de atuação e como um tópico importante na cultura Sincroniza que construímos ao longo dos últimos anos. Acreditamos que uma equipe diversa, com vivências, contextos e aprendizados distintos, contribui para podermos somar diferentes pontos de vista para trabalhar a favor da inovação e das novas práticas pedagógicas.
Nos esforçamos para que a pluralidade da sociedade também seja uma realidade das equipes que atuam conosco, por isso temos um cuidado específico para a construção de parcerias com mulheres, mães-solo, pessoas pretas, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIAPN+ nos processos seletivos. Para acompanhar esse objetivo, realizamos anualmente o Censo de Diversidade e Inclusão, um levantamento para mapear a realidade da Sincroniza Educação e o perfil cultural, econômico e social das pessoas que atuam em parceria conosco.
Contamos com um Comitê essencial para analisar, pensar e implementar estratégias a favor da equidade. Vamos conhecer mais sobre ele?
Comitê de Diversidade e Inclusão
O Comitê de Diversidade e Inclusão é composto por membros da equipe que se reúnem para debater sobre as demandas internas e pensar ações que promovam o aprendizado sobre questões sociais e o respeito às diferenças. Desde 2020, o Comitê desenvolve iniciativas essenciais para o crescimento da cultura de Diversidade & Inclusão (D&I) dentro da Sincroniza, como as Formações internas de Diversidade e Inclusão e o Canal de Acolhimento, um espaço de escuta para que possamos solucionar possíveis casos de desrespeito e discriminação.
Esse foco, no entanto, não é trabalhado apenas internamente. As formações para equipe buscam prepará-los e prepará-las para promover inclusão nos momentos formativos de implementação de projetos, com gestores, professores e pontos focais das redes de ensino. Nosso time é capacitado para lidar com situações de discriminação, seguindo um protocolo pré-estabelecido, que busca acolher e propiciar um ambiente de aprendizagem onde todos e todas se sintam pertencentes.
Manual de Diversidade e Inclusão
Com o intuito de promover o aprendizado da equipe continuamente e alinhar nossas ações como empresa, o Comitê de Diversidade e Inclusão, em parceria com outras especialistas da Sincroniza Educação, desenvolveu e lançou o Manual de Diversidade e Inclusão, que pode ser acessado por todas as pessoas e organizações que desejam aprender mais sobre o assunto e criar espaços mais inclusivos e diversos.
O manual conta com três seções principais que se desdobram em temáticas diversas:
- Definições
A partir de um embasamento teórico e científico, tratamos sobre os conceitos de discriminação, inclusão, diversidade, igualdade, equidade e justiça.
- Posturas e Combinados
Para além das ações relacionadas à formação da equipe, seguimos uma série de normas que garantem que a empatia seja a base do nosso diálogo e que todas as pessoas tenham as suas individualidades respeitadas.
- Comunicação
A comunicação não violenta e assertiva faz parte da cultura Sincroniza e também é trabalhada no nosso Manual. Por aqui, adotamos uma linguagem neutra que respeita a diversidade da sociedade e os distintos contextos sociais das pessoas, evitando palavras que perpetuam preconceitos estruturais da nossa sociedade, como o racismo, o machismo, a homofobia e o capacitismo.
A comunicação não violenta e assertiva faz parte da cultura Sincroniza e também é trabalhada no nosso Manual. Por aqui, adotamos uma linguagem neutra que respeita a diversidade da sociedade e os distintos contextos sociais das pessoas, evitando palavras que perpetuam preconceitos estruturais da nossa sociedade, como o racismo, o machismo, a homofobia e o capacitismo.
Acesse o nosso Manual de Diversidade e Inclusão para aprender mais ainda sobre esses conteúdos e promover a equidade no seu cotidiano.
Desejamos bons estudos e uma ótima leitura!
Se você gostaria de contribuir com sugestões, entre em contato com a Sincroniza Educação pelo e-mail [email protected]