Diferenciação Pedagógica: práticas para garantir que todos aprendam
O curso tem como objetivo capacitar professores e formadores para lidarem com a heterogeneidade na sala de aula, fornecendo aos docentes subsídios práticos e propondo a eles a aplicação de estratégias e rotinas para a tomada de decisão ágil e contínua, que busca garantir uma aprendizagem efetiva de todos os estudantes.
De que maneira isso é possível?
- Identificando o que é relevante e ajustável
- Alternando diferentes estruturas de ensino (expositiva, aprendizagem individual, aprendizagem em grupo e discussões em grupo)
- Observando e ouvindo os estudantes enquanto eles aprendem
- Verificando se as atividades são relevantes, estão claras, acessíveis e com nível adequado de rigor
- Ajustando a estratégia de ensino de acordo com essa verificação:
- Por meio de mudanças na estrutura de ensino
- Por meio de diferentes formas de oferecer ajuda
- Por meio da oferta de opções de atividades e caminhos de aprendizagem
- Conhecendo e aplicando rotinas de ensino-aprendizagem – estruturadas e ajustáveis – que otimizam o tempo do professor e possibilitam aos alunos se dedicarem ao que precisam aprender
Solução Sincroniza
- Diferenciação pedagógica como caminho para a personalização do ensino
- Referencial teórico de Harvard: BONDIE, R.; ZUSHO, A. Differentiated instruction made practical: engaging the extremes through classroom routines. New York: Routledge, 2018.
- Materiais de estudo completos, diversificados e interativos (vídeo, podcast, infográficos, propostas de atividades práticas, etc.) e com objetivos de aprendizagem voltados para a prática em sala de aula
- Webinars com foco em dúvidas, desafios e práticas para aplicação. Formato mais interativo, promovendo momentos de reflexão e troca entre os participantes
- Grupo de Trabalho de Implementação com a equipe técnica da rede de ensino, para coconstruir o Plano de Ação e Plano de Perenidade e implementar princípios e práticas da diferenciação pedagógica a partir do diagnóstico da rede
Resultados esperados
Desde abril de 2022, o curso de Diferenciação Pedagógica está sendo aplicado para 520 educadores de 18 redes do programa Melhoria da Educação, do Itaú Social. A formação será finalizada em março/2023.
Os resultados esperados com este curso são:
- Professores aplicando estratégias de tomada de decisão para lidar com a heterogeneidade em sala de aula
- Professores com repertório de conhecimentos e instrumentos necessários para aplicar a prática de diferenciação pedagógica
- Estudantes mais engajados e com uma participação mais ativa no processo de aprendizagem (não especificamente sobre as rotinas apenas)
- Grupo de Trabalho da secretaria fortalecido para realizar o acompanhamento das novas estratégias, por meio de um Plano de Ação e um Plano de Perenidade que façam sentido para a realidade da rede
- Gestores escolares (direção e coordenação pedagógica) e equipe técnica da Secretaria com condições de oferecer o apoio necessário para implementação perene das estratégias de diferenciação pedagógica
- Boas práticas de implementação sendo compartilhadas
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