Criação de ODAs e Desenho Universal para a Aprendizagem
06 | ago | 2021No universo da educação existem algumas premissas importantes que balizam o trabalho de educadoras e educadores. Uma delas diz respeito à aprendizagem: todos nós somos capazes de aprender. Contudo, aprendemos de diferentes maneiras. Somos seres diversos e precisamos levar em consideração essa diversidade em nossas práticas pedagógicas.
Diante dessa pluralidade de agir e pensar, é importante a abordagem de conteúdos e desenvolvimento de habilidades de forma variada. É preciso alternar as estratégias para garantir o envolvimento dos estudantes na aprendizagem. Quando ampliamos as oportunidades de ação e expressão de cada aluno, oferecemos uma aprendizagem mais significativa e eficaz a todos.
Pensando na flexibilização de materiais, técnicas e estratégias é que o Desenho Universal para a Aprendizagem, também conhecido pela sigla DUA, entra em cena. Ele é um conjunto de possibilidades que visa universalizar a aprendizagem de todos os estudantes, com ou sem deficiência.
Tem sua origem na área da Arquitetura, a partir do desejo de que o maior número possível de pessoas pudesse utilizar produtos e ambientes sem a necessidade de adaptações. Por exemplo: se o prédio de uma escola for projetado tendo uma escada como o único meio de acesso, estaremos excluindo cadeirantes, idosos e pessoas com carrinho de bebê ou de compras. A forma mais inclusiva de possibilitar o acesso à escola seria a rampa, que funciona para muito mais pessoas.
Uma escada, portanto, não é o recurso mais acessível e exige a rampa como complementação; já a rampa é tão acessível que dispensaria a existência de uma escada!
O DUA traz ao campo da educação a prática de pensar a forma mais acessível de qualquer pessoa construir seu conhecimento.
A tecnologia pode facilitar muito essa lógica de oferecer formas diferentes e mais inclusivas de os estudantes terem acesso ao conhecimento. É possível encontrar, por exemplo, ferramentas gratuitas que facilitam ao professor a criação de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs). Podemos definir os ODAs como elementos digitais individuais: vídeos, animações, infográficos, imagens, áudios e outros materiais interativos. Assim como os REDs (clique aqui para saber mais), os ODAs podem ser utilizados com diferentes finalidades: avaliar a aprendizagem, engajar estudantes, promover interação entre pares e com o conteúdo.
E nessa missão de criar todo tipo de ODA, o Flippity é um grande trunfo. Trata-se de uma ferramenta gratuita que possibilita a criação de jogos e atividades variadas, como palavras cruzadas, caça-palavras, jogo da memória e bingo, por exemplo. Ou seja, ele tem opções e funcionalidades para criar recursos específicos em vários formatos de acordo com as necessidades dos alunos e da turma, ampliando as possibilidades de aprendizagem.
Para utilizar o Flippity, primeiro você escolhe qual tipo de atividade quer criar. Depois, basta fazer o download de um arquivo do Google Planilhas e editar o conteúdo como desejar. O que você coloca na planilha, de forma muito simples, cria vida no ODA! Os estudantes podem acessar o recurso criado por meio de diversos dispositivos, como computador, tablet e celular. Eles também podem criar seus próprios recursos de aprendizagem, como jogos ou esquemas de carta para a memorização de conceitos. O Flippity pode ser usado tanto de maneira síncrona quanto assíncrona e tem inclusive materiais que podem ser impressos.
Seguindo o que propõe o Desenho Desenho Universal para a Aprendizagem, as informações são apresentadas de diversas maneiras; os estudantes podem expressar o que sabem de diferentes formas; e são criadas estratégias variadas para fazer com que cada aluno se sinta motivado a continuar estudando e seja responsável por sua aprendizagem!
Esperamos que este artigo inspire você, educador ou educadora, a explorar o Flippity e a usar o DUA em sua prática diária. Ele é um ótimo recurso para promover e democratizar a aprendizagem de todos os estudantes de forma significativa e eficiente. No infográfico abaixo, você encontrará uma sugestão de implementação.
A Sincroniza acredita que, em um mundo cada vez mais digital e conectado, conhecer novas estratégias e ferramentas tecnológicas é essencial para acompanhar as constantes transformações da educação. Por isso, estamos compartilhando conteúdos para ampliar seu repertório sobre REDs. Acompanhe nossas redes sociais para saber mais!
Se interessou em conhecer estratégias e ferramentas tecnológicas? Mande um e-mail para [email protected] para conhecer nossas formações em REDs!