Simplifica em Rede
A Sincroniza Educação foi responsável pela implementação e gestão do Simplifica em Rede, iniciativa da Fundação Lemann e da Imaginable Futures com o objetivo de apoiar escolas e professores da rede pública de ensino no contexto da covid-19, a fim de garantir o processo de ensino e aprendizagem. Doze redes contaram com nossa mentoria na implementação de estratégias para o ensino remoto em situação de emergência.
Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, as escolas de todo o país fecharam, o que exigiu soluções para garantir que o processo de ensino e aprendizagem continuasse. Pensando nisso, a Fundação Lemann e a Imaginable Futures desenvolveram o Simplifica em Rede, projeto emergencial voltado para apoiar redes públicas de ensino na implementação de estratégias e alternativas de ensino remoto.
⦁ Diagnóstico – construção de critérios e instrumentos para apoiar as secretarias a levantar dados sobre a situação da rede
⦁ Plano de ação – apoio na coconstrução e definição das estratégias de ensino remoto a serem adotadas em cada uma das redes
⦁ Implementação – apoio na operacionalização dos planos de ação
⦁ Formação – criação e aplicação de trilhas formativas sobre o Ensino Remoto de Emergência
⦁ Monitoramento – dashboard e relatórios para monitoramento de indicadores de desempenho e de resultados em conjunto com as redes
⦁ Chegamos a 12 redes – duas estaduais e 10 municipais – impactando mais de 15 mil professores e 300 mil alunos
⦁ O diagnóstico inicial possibilitou identificar o perfil das redes para definir estratégias de ensino remoto aderentes à realidade local
⦁ A cocriação do plano de ação com a equipe da secretaria potencializou a execução das estratégias e a sistematização do trabalho pôde ser apresentada para órgãos como conselhos municipais e Ministério Público
⦁ Os webinars, grupos de discussão e rodas de conversa contribuíram para a ampliação do repertório dos educadores e formação de uma comunidade de prática sobre o ensino remoto de emergência
⦁ Com a colaboração da Sincroniza, as redes executaram seus planos de ação e alcançaram regularmente pelo menos 80% dos alunos com estratégias de ensino remoto de emergência
⦁ Realização de mais de 35 horas de formação (entre webinars, e grupos de discussão) que contribuíram para a ampliação do repertório dos educadores, com NPS de 75 em média.