Comparada com a média nacional, a média de leitura completa de livros mais que triplicou em São José dos Campos após a implementação da plataforma Árvore Livros, em 2020
Sobre a plataforma:
A implementação da plataforma Árvore Livros é uma iniciativa da Árvore Educação que tem como objetivo garantir o uso da ferramenta nas escolas do município, alcançando estudantes e professores, e incentivando a leitura. Nessa implementação, a rede de ensino contemplada foi a de São José dos Campos, São Paulo.
De 2017 a 2022, a Sincroniza atuou como parceira da Árvore na implementação da tecnologia nas escolas joseenses.
A média nacional de leitura é de 2,5 livros por completo ao ano
Segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgados pela Agência Brasil, em 2020, de 2015 a 2019, a porcentagem de leitores no país caiu de 56% para 52%, o que significa que 4,6 milhões de pessoas deixaram de ler. Ou seja, a porcentagem de brasileiros que não leram nenhum livro chega a 48%.
Em 2020, esse estudo evidenciou ainda que, no Brasil, a média de leitura de livros por completo é de 2,5 livros ao ano.
Diante desse cenário, a Árvore Educação propôs a implementação da plataforma Árvore Livros em redes de ensino por todo o Brasil, com o objetivo de estimular o hábito da leitura na comunidade escolar. Em São José dos Campos (SP), uma das redes de ensino selecionadas para o projeto, a Sincroniza realizou o acompanhamento próximo das escolas por meio da formação de professores, da articulação para inserção da Árvore na rotina dos estudantes e da realização de ações de engajamento e monitoramento junto à secretaria municipal.
Mais de 10 mil alunos atendidos em 2020
Para assegurar o sucesso da implementação da plataforma de leitura na rede parceira, a Sincroniza atuou na construção de cronograma de implementação com a rede e na formação inicial e continuada dos professores.
Além disso, o escopo de implementação contou com ações de engajamento presenciais e on-line. Fizemos visitas periódicas às escolas para realizar alinhamentos junto à equipe gestora, além manter contato semanal com as equipes escolares, enviando materiais com dicas de uso da plataforma e outros recursos importantes.
Por fim, também gerimos e monitoramos os resultados, sinalizando os índices de leitura das escolas e da rede para traçar caminhos nos quais eles ainda poderiam avançar. Em 2020, foram 47 escolas atendidas, resultando em mais de 10 mil alunos e mais de 600 professores alcançados.
A média de leitura mais que triplicou na rede comparada com a média nacional
Após esse trabalho, chegamos a um indicador que supera o cenário nacional: de março a novembro de 2020, a média de livros lidos por completo na Árvore é de 8,9 livros na rede de São José dos Campos.
Além disso, os alunos da rede joseense estiveram presentes em quase todos os meses de 2020 na Liga Nacional de Leitura da Árvore, um ranqueamento da plataforma para premiar seus leitores mais assíduos.