Desempenho de alunos melhora 3,52 pontos em 2023 nas redes de aplicação do programa ImpulsiONar
Sobre o programa:
O objetivo do ImpulsiONar é apoiar secretarias municipais no desenvolvimento de estratégias de prevenção e redução de defasagens em Língua Portuguesa e Matemática, de estudantes do 6° ao 9° ano de escolas públicas. Todo esse trabalho parte de um modelo pedagógico e do apoio de organizações educacionais que oferecem serviços de implementação de projetos e formação de professores, além da utilização de recursos educacionais digitais.
O programa contou com o financiamento de Fundação Lemann, Imaginable Futures e BID Lab; facilitação do trabalho e da governança pelo Quintessa; parceria de Eduardo Spanó, Instituto Reúna, Oppen Social e Ganda; e a implementação do Cenpec, da Nova Escola e da Sincroniza Educação.
Crise de aprendizagem: 7 em cada 10 alunos concluem o Ensino Médio com níveis insuficientes em Língua Portuguesa e Matemática
Dados como esse demonstram o nível da defasagem de aprendizagem dos estudantes brasileiros, ou seja, habilidades não desenvolvidas ou parcialmente desenvolvidas, que se acumulam ao longo do tempo, fazendo com que o aluno não consiga ter o aproveitamento adequado de seu processo de ensino e aprendizagem.
Para lidar com esse problema, é preciso o trabalho sistêmico e colaborativo de vários atores propondo a realização de ações desde a Secretaria de Educação até a sala de aula.
O programa ImpulsiONar se alicerça em uma estrutura que reconhece a importância estratégica da integração das frentes de Currículo, Formação, Avaliação e Recursos Didáticos, por meio da gestão eficiente e do acompanhamento pedagógico. Entre 2022 e 2023, o programa foi implementado em 7 secretarias municipais de educação (SME), contemplando 35 escolas, 260 professores e mais de 9300 estudantes. A Sincroniza, em parceria com a Associação Nova Escola, ficou responsável pela implementação e pela formação nas redes de Santa Maria (RS) e Igarassu (PE).
Mais de 70 horas de momentos formativos com as redes
Nós atuamos na implementação do programa em suas diversas frentes junto às secretarias de educação e realizamos formações para as equipes técnicas e as equipes gestoras das escolas-piloto. Além disso, trabalhamos em parceria com a Associação Nova Escola apoiando a trilha formativa para formadores das secretarias de educação e professores de Língua Portuguesa e Matemática.
Apoiamos e orientamos a implementação de avaliações externas de aprendizagem; priorização curricular; e ações para a garantia de conectividade e do uso de recursos educacionais digitais nas redes. Confira um resumo das entregas:
- 50 horas de formação em serviço para profissionais das secretarias de educação
- 10 horas de reuniões formativas com equipes de gestão escolar
- 12 horas de formação para uso de tecnologias educacionais
- 3 rodadas avaliativas centralizadas para diagnóstico e orientação de ações pedagógicas em cada rede de educação
- Estruturação de Referenciais Curriculares Flexibilizados e Listas de Aprendizagens Prioritárias
- Recursos educacionais digitais (REDs) implementados e em execução nas redes
Escolas de Santa Maria (RS) apresentam melhoria de 14 pontos em Matemática e 2,9 em Português
Os resultados gerais do programa revelaram que houve uma melhora de 3,52 pontos na escala Saeb. A maior evolução foi em Matemática (MT), com 5,5 pontos; em Língua Portuguesa (LP), a melhora foi de 0,6 ponto. O resultado geral das escolas do programa representa um ganho de 1244 posições no ranking do Saeb entre as 22 218 escolas públicas avaliadas em 2021, o equivalente a um aumento do percentil na ordem de 5,6%.
Santa Maria, rede em que a Sincroniza atuou implementando o programa, foi o município que teve a maior evolução dos estudantes, com aumento de 14 pontos em Matemática e 2,9 pontos em Português, na escala Saeb.