Rede Estadual do Amapá melhora 6 posições no ranking de abandono escolar
Sobre o projeto:
O projeto de Implementação de Processo para Prevenção do Abandono Escolar teve como objetivo acompanhar a Rede Estadual do Amapá na implementação de ações que visam mitigar o desafio do abandono escolar no estado e dar apoio à realização de ações de engajamento, formação, suporte pedagógico junto às escolas prioritárias da rede, além de monitoramento dos dados de abandono.
O projeto é uma iniciativa do Instituto Sonho Grande que contou com a parceria da Sincroniza para implementar estratégias de prevenção do abandono escolar junto à rede.
Em 2021, as taxas de abandono e reprovação no Ensino Médio na Rede Estadual do Amapá eram de 8,5% e 16,7%, respectivamente
Segundo uma pesquisa realizada pelo Todos Pela Educação em 2022, com alunos do Ensino Médio de escolas públicas brasileiras, 17% dos jovens pensaram em abandonar a escola nos 6 meses anteriores à realização da pesquisa. No Brasil, a taxa de abandono escolar, que decrescia desde 2010, voltou a subir em 2021, segundo dados do Censo Escolar (Inep).
A Rede Estadual do Amapá estava entre as 10 redes com as maiores taxas de evasão.
Para reduzir essa evasão, a área de tecnologia do Instituto Sonho Grande apoiou a implementação de um sistema de gestão escolar focado no acompanhamento de estudantes em risco de abandono escolar, com vistas a estimular a redução desse abandono e fortalecer a aprovação dos alunos. A Sincroniza atuou na implementação, estruturando as etapas do projeto e realizando o acompanhamento e a instrução dos pontos focais da rede.
Mais de 400 atendimentos às escolas estaduais
Estruturamos o cronograma e o Plano de Ação para implementação do projeto, além de construir e divulgar os materiais com instruções sobre o Processo de Prevenção do Abandono Escolar. Em contato com diversos públicos, realizamos formações para equipes escolares, Secretaria de Educação e grêmios estudantis.
Estivemos em contato com as escolas prioritárias da rede para entender o contexto e, assim, realizar o acompanhamento e as ações de Busca Ativa, prática para identificar e mobilizar estudantes que estão em risco de abandono para que voltem a frequentar a escola. Analisamos os dados de abandono escolar para tomada de decisão e desenho da estratégia. Além disso, efetuamos ações de engajamento junto aos gestores escolares das escolas com a maior quantidade de alunos em situação de risco de abandono escolar.
Podemos destacar deste trabalho:
- Mais de 400 atendimentos remotos às escolas estaduais
- Cerca de 50 visitas presenciais às escolas da rede visando identificar a situação do abandono escolar
- 6 encontros formativos sobre abandono escolar para diferentes atores da comunidade escolar – representantes do grêmio estudantil, professores, gestores escolares e profissionais da Secretaria
- Rodadas de coleta de inputs sobre a ferramenta de prevenção do abandono escolar junto a diferentes públicos
Rede Estadual do Amapá melhora taxa de abandono e de reprovação
A rede de ensino, que antes estava em 7º lugar no ranking de abandono escolar, em 2021, passou para 13º lugar, descendo 6 posições! Acompanhando essa melhora, a taxa de abandono diminuiu de 8,5% para 7,6%, e a de reprovação dos alunos caiu de 16,7% para 13%.