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Formação

Após a implementação do Avaliação Formativa na Prática em 2023, docentes de Pernambuco percebem melhorias nas aulas

Sobre a programa:

O objetivo do Avaliação Formativa na Prática é contribuir com a qualificação de professoras e professores no desenvolvimento e aplicação de avaliações formativas dos componentes curriculares que lecionam, para que possam aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Em 2023, o projeto-piloto foi implementado em 135 escolas das cidades de Ipojuca, Paulista e Petrolina, em Pernambuco, com foco nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

A Sincroniza Educação atua como parceira técnica do projeto AFnP, uma iniciativa do Itaú Social que em 2023 contou com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

28% dos professores consideram que a defasagem na aprendizagem é o principal desafio na sala de aula

O dado é um dos resultados da Pesquisa de opinião com professores e professoras de escolas públicas brasileiras, realizada por Itaú Social, Todos pela Educação, Instituto Península e Profissão Docente. O levantamento revela também que a maioria dos docentes (31%) considera o desinteresse pelas aulas como a maior problemática na rotina escolar.

O desinteresse e a defasagem podem partir de razões diversas, e uma delas é a heterogeneidade da sala de aula, uma realidade das escolas brasileiras. Os educadores lidam com estudantes que têm diferentes níveis de aprendizagem, bagagem cultural e dificuldades e que precisam pensar e aplicar estratégias para trabalhar com esses aspectos cotidianamente.

O Avaliação Formativa na Prática busca a implementação de um percurso formativo on-line para professores, com o objetivo de desenvolver e aplicar a prática de avaliação formativa como estratégia de melhoria do processo de aprendizagem em ambientes heterogêneos. A partir dessa metodologia, o docente consegue obter um feedback da efetividade das suas estratégias e da aprendizagem dos seus estudantes,  permitindo que todos possam aprender, independentemente do seu nível de conhecimento

 

Mais de 170 cursistas tutorados!

Em 2023, a Sincroniza Educação atuou na implementação do projeto desde a prospecção e escolha das redes de ensino de Ipojuca, Paulista e Petrolina até a finalização da formação.

A partir da definição dos beneficiários, trabalhamos na divulgação da iniciativa, na criação de conteúdo da trilha formativa, no fluxo de estratégias para promover o engajamento dos educadores e na tutoria de cada cursista, promovendo o acompanhamento de atividades práticas na sala de aula. Confira mais algumas das nossas entregas:

  • Elaboração de planejamento detalhado com a estrutura das ações e delimitações do projeto
  • Seleção e formação de tutores em cada município
  • Criação de dashboards para a gestão dos indicadores do projeto, além do envio desses dados para cada rede de ensino
  • Aplicação de formações presenciais e online com mais de 140 cursistas
  • Visitas presenciais aos cursistas para acompanhamento de prática em sala de aula
  • Plano de comunicação para promover o engajamento dos cursistas durante todo o percurso formativo
  • Envio de relatórios para as redes de ensino sobre a evolução dos cursistas
  • Elaboração de um Manual de tutoria ao final do projeto, contemplando as metodologias utilizadas e aprendizados acerca da implementação

 

Professores vivenciando os resultados na prática

A partir da avaliação dos cursistas sobre as formações realizadas presencialmente e on-line, atingimos NPS 91,9, que demonstra que estamos na zona de excelência. Além disso, as professoras e os professores compartilharam relatos inspiradores sobre o impacto dos conhecimentos adquiridos nas suas jornadas:

“(…) As rubricas de avaliação utilizadas deram-me mais segurança e respostas mais significativas às inquietações que envolvem algo tão importante. Ver o aluno como um todo, em sua trajetória escolar (leitura de mundo, oralidade, e até sua falta de atenção na aula), me levou a refletir e considerar elementos que antes não eram levados em conta. Foi um período bom sem sombra de dúvida”. Gismênia Lima –  Professora de Ipojuca-Pe

“(…) A tutoria possibilitou o desenvolvimento da cooperação entre os professores, foi essencial para o processo de autoavaliação e novas aprendizagens. Só tenho a agradecer por toda troca e conhecimento”. Lyonel Bernardino – Professor de Paulista-PE

Quer conhecer mais sobre o projeto Avaliação Formativa na Prática? Confira o documentário que retrata a nossa jornada na implementação do projeto, os objetivos e os resultados que alcançamos em Ipojuca e Petrolina, a partir da experiência dos gestores e dos docentes.

 

Acesse o vídeo clicando aqui

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