8 dicas para começar a aplicar metodologias ativas em 2020
30 | jan | 2020Oi, educador! As aulas estão voltando! Já pensou sobre as mudanças que quer implementar nas suas aulas este ano? Confira oito dicas da nossa coordenadora, Gabrielle Pellucio, para que você se prepare para esse novo ciclo e possa aplicar metodologias ativas!
Conheça seus alunos
Desenvolva ao longo do ano, e principalmente no início, atividades para conhecer interesses, necessidades e dificuldades dos alunos. Conhecê-los traz informações importantes para a hora de planejar e ajuda a diminuir distâncias entre os alunos e as atividades.
Cuide do vínculo
Fortalecer o vínculo com os alunos é muito importante para que a aprendizagem aconteça. Tenha sempre uma escuta ativa, demonstre interesse real pelos alunos, esteja disponível para conversar. Sempre que possível, envolva alunos e alunas na tomada de decisão.
Diagnóstico
Aproveite as plataformas gratuitas que personalizam o ensino (como a Khan Academy) e emitem relatório para fazer um diagnóstico de como seus alunos estão. Se não for possível, crie ou adapte atividades para esse fim.
Expectativas de aprendizagem
Explicite aos alunos e construa com eles as expectativas de aprendizagem de cada aula. Lembre-se, o estudante só atinge os objetivos quando ele sabe quais são!
Propósito da escola/disciplina
O início do ano é um excelente momento para trabalhar o papel da escola e da disciplina. Por isso, nada melhor do que começar um diálogo perguntando: por que você acha que sua escola existe? Qual o papel dela na sua vida? Como ela pode te ajudar a conquistar seus objetivos? Como o grupo pode te ajudar a ser melhor? Como você pode ajudar o grupo a ser melhor?
Estude temas de interesse
Sempre surgem novos assuntos que não dominamos. Aproveite o início do ano e organize metas de leitura e estudos. Convide um colega de trabalho para estudar com você – ter alguém para trocar ideias torna o momento mais rico e agradável.
Mude as estratégias
Variar as estratégias é fundamental para garantir que uma gama maior de habilidades seja desenvolvida. Pelas contribuições da neurociência, sabemos que as pessoas aprendem de diferentes formas. Então, por que não ensinar de diferentes formas também?
A força do grupo
Trabalhando em grupo, os alunos têm oportunidade de ampliar seus horizontes em relação ao conteúdo e desenvolvem habilidades como escuta ativa, cooperação, empatia, comunicação e respeito às falas e opiniões dos colegas.
“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador.
A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”.Paulo Freire