- Categorias
- Todos
- Artigos
- Podcast
- Cursos
- Oportunidades
6 passos essenciais para conectar sua escola ao século XXI
30 | nov | 2022Você já deve ter ouvido a frase “o futuro é agora” e em algum momento já percebeu como alguns acontecimentos tecnológicos que pareciam “futuristas”, cada vez mais, fazem parte do nosso cotidiano. Entre múltiplos elementos, essa sensação está associada à velocidade com que as inovações digitais têm feito parte da nossa era, em que o ritmo dos avanços tecnológicos digitais está mais intenso em comparação com o das gerações anteriores.
A velocidade das inovações digitais já vinha sendo uma característica do século XXI e, com a pandemia de Covid-19, essa característica se consolidou, pois, dentre muitos impactos, houve a necessidade de reconfigurar hábitos e formas de socializar, impulsionando a adesão e o uso de recursos tecnológicos.
No âmbito da educação, o distanciamento social exigido pela pandemia deixou uma valorosa lição sobre a necessidade e importância do letramento digital, da conectividade, do uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e a necessidade de fomentar a autonomia dos estudantes. Além disso, deixou a herança de déficit educacional, impactos na saúde mental, lacunas no desenvolvimento socioemocional dos estudantes, um aumento da evasão escolar, entre outros.
A cultura digital já representava um foco da educação, sendo uma das competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e uma das principais competências deste século. A partir da pandemia, com este foco tornando-se ainda mais urgente, abriram-se caminhos para avançar no uso de recursos tecnológicos com intencionalidade pedagógica. Por isso, a Sincroniza reuniu neste artigo alguns pontos para que a sua escola consiga atender às necessidades do século XXI.
O que queremos para a escola do século XXI?
A escola tem uma função social importante, contribuindo na formação integral de estudantes, no desenvolvimento de competências e habilidades, na ampliação de repertório, na produção de saberes e práticas, na constituição de sua cidadania, disseminando o conhecimento e construindo importantes memórias socioafetivas.
Com as novas tecnologias educacionais e a experiência emergencial de imersão no mundo digital causada pela pandemia, a forma de ensinar e aprender foi passando por processos significativos de reorganização e mudança. Tal fato demanda um conjunto de iniciativas e esforços para seguir construindo e trilhando os caminhos que contemplem efetivamente as necessidades do século XXI.
Neste período, avançamos no uso de recursos digitais na educação, na promoção do protagonismo dos estudantes por meio de ferramentas que oferecem maior autonomia e o ensino híbrido está mais presente, o que proporciona cada vez mais dinamismo e flexibilidade. Além disso, o uso crítico, reflexivo e responsável das tecnologias digitais vem potencializando os resultados de aprendizagem.
Por outro lado, ainda há um longo caminho a ser percorrido para alcançar o que hoje esperamos para a “escola do século XXI”. Precisamos nos atentar para transformações que abarcam mudanças na arquitetura dos espaços; trabalho pedagógico pautado em metodologias ativas; estímulos para trazer ainda mais participação, interatividade e colaboração nas aulas; ambientes tecnológicos; aprendizagem baseada em experiências e projetos; personalização; inclusão, entre outros aspectos.
O trabalho pedagógico com foco na cultura digital é fundamental para atender às demandas sociais e educacionais do século XXI, assim como o foco em inclusão e diversidade, saúde mental e competências socioemocionais.
Como se conectar com a escola do século XXI.
A Sincroniza Educação, como Learning Partner, oferece apoio pedagógico aos canais Apple Educação no Brasil, além de alinhamento curricular dos programas da Apple com a BNCC. Ao compartilharmos valores, como a crença de que boas experiências de aprendizagem precisam ser conectadas, colaborativas, criativas e pessoais, acreditamos que o uso de tecnologias digitais insere as pessoas no mundo e precisa continuar sendo pauta no cenário da educação.
O material “Projetando o futuro das escolas. Um guia para líderes de ensino.” foi produzido pela Apple, a partir das experiências de líderes escolares que usam suas tecnologias de forma integral, apresentando informações sobre como essas escolas, algumas figuradas entre as mais inovadoras do mundo, estão planejando o seu futuro.
Esse guia aponta os 6 principais aspectos para os quais líderes precisam dirigir a sua atenção em relação às mudanças constantes da nossa atualidade, no atendimento às necessidades do século XXI e na construção do futuro. Veja quais são:
1. MONTE UMA EQUIPE
O líder é o responsável por inspirar e mobilizar a equipe toda, e precisa fomentar o desenvolvimento, em si e junto aos pares, de múltiplas competências que atendam às demandas atuais, agindo multidisciplinarmente. São essas pessoas que criarão as soluções e se comunicarão com a comunidade envolvida e, portanto, precisam valorizar e colocar em prática ações como escutar ativamente, criar, implementar e monitorar as mudanças.
- Considere líderes acadêmicos e não acadêmicos para o processo;
- Dê espaço para crescimento;
- Defina o propósito e faça um planejamento;
- Defina práticas de colaboração;
- Siga um cronograma;
- Tenha equipes especializadas nas áreas-chave.
2. DESENVOLVA EQUIPES E RECURSOS
O potencial da equipe e dos recursos devem ser focos de desenvolvimento para as lideranças, que precisam ter sustentabilidade para as mudanças que estão sendo feitas ou planejadas. Ter um diagnóstico preciso, entender os pontos fortes e os que precisam de melhorias e manter uma equipe proativa são essenciais para um crescimento que acompanhe as demandas do século XXI.
- Faça um diagnóstico baseado em dados e experiências sólidas;
- Redefina papéis e funções onde e quando for necessário;
- Apoie o desenvolvimento profissional;
- Ofereça formação contínua;
- Contrate especialistas, se necessário.
3. REIMAGINE A APRENDIZAGEM E O ENSINO
É preciso maximizar o engajamento, em ambientes de aprendizagem mais flexíveis, para alcançar os resultados esperados. As instituições mais inovadoras vêm preparando as suas aulas em torno de relações, autonomia do estudante e criatividade, de forma que possam dar continuidade ao processo de aprendizagem para além dos muros da escola, o que torna-se ainda mais potente com o uso pedagógico de tecnologias digitais.
- Aproveite o potencial das tecnologias educacionais como iPad, Mac e ecossistema Apple;
- Pense em experiências de aprendizagem poderosas para estudantes de todas as idades;
- Ofereça situações de aprendizagem em espaços virtuais e físicos com total fluidez;
- Promova a autonomia do estudante por meio da gestão própria do seu tempo, ao sintetizar informações e buscando apoio de modo proativo;
- Crie oportunidades para os estudantes conhecerem novas ideias;
- Trabalhe por meio de abordagens baseadas em projetos;
- Estimule a colaboração;
- Personalize os caminhos de aprendizagem;
- Investigue novas maneiras de implementar o currículo;
- Adicione conteúdos que apoiem uma aprendizagem mais independente e voltada ao pensamento computacional, como os materiais da iniciativa Apple “Everyone Can Code” e o app Swift Playground, que podem ser integrados ao currículo de todas as áreas do conhecimento e seus componentes curriculares, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de resolver problemas complexos e da criatividade.
4. GERENCIE A TECNOLOGIA
A tecnologia é um dos pilares da educação do século XXI e seu perfeito gerenciamento é o que garantirá solidez, eficiência educacional e conexão com o mundo.
- Dê preferência às tecnologias de uso simples e intuitivo;
- Escolha dispositivos apropriados a seus objetivos pedagógicos, escaláveis e de fácil implementação e gerenciamento;
- Cuide da segurança e da privacidade dos usuários dentro do seu parque tecnológico;
- Invista de forma inteligente e estratégica.
5. ENGAJE A COMUNIDADE
É fundamental que famílias, docentes, estudantes e a comunidade escolar como um todo participem das mudanças de forma ativa, de modo que suas opiniões sejam consideradas as mais relevantes.
- Comunique-se de forma clara;
- Equilibre encontros presenciais e mensagens eletrônicas de acordo com a importância da informação;
- Compartilhe o andamento do projeto;
- Leve em consideração as preocupações de todas as partes interessadas.
6. PLANEJE A EXPANSÃO
Você precisa ir além de migrar do offline para o online. Inovação é um processo contínuo e, para que seja assim, é preciso monitoramento e aperfeiçoamento constante. Sempre que você reimaginar a escola, a aprendizagem, o ensino e buscar a expansão, reimagine também novas metas e novas formas de avaliação, pois elas serão sempre necessárias.
- Colete e use dados;
- Estabeleça métricas para controle;
- Faça avaliações que vão além do domínio do conteúdo pelo estudante;
- Avalie envolvimento, autonomia, bem-estar e atitudes;
- Apoie a equipe docente com expectativas razoáveis e sustentáveis;
- Descentralize o trabalho e seja uma referência;
- Cuide para que a tecnologia e as ferramentas funcionem de forma eficaz para apoiar a aprendizagem.
Como pudemos ver, as lideranças escolares têm muitos pontos para refletir e estratégias a traçar para conectar de forma mais consistente sua escola ao século XXI. Esse é o desejo de profissionais que estão prontos para a inovação, para trilhar um caminho de novos aprendizados e descobertas junto a toda a comunidade escolar.
É para isto que a Sincroniza está aqui! Além do apoio pedagógico à Apple Educação no Brasil, com o objetivo de trazer inovação para a área docente, elabora materiais formativos, realiza eventos para fomentar os programas da Apple Educação em todo o território nacional e promove ações que estimulam a reflexão, a ampliação e o aprimoramento das práticas educativas e de todo o processo de ensino e aprendizagem.
Para apoiar lideranças em suas decisões pedagógicas e estratégicas sobre tecnologias educacionais, a Sincroniza desenvolveu a “Série sobre Liderança”, composta por 3 e-books destinados a instituições que desejam inovação e conexão com o século XXI.
Faça o download gratuito dos e-books e conheça o trabalho da Sincroniza Educação e seu compromisso com a inovação contínua!
Referências:
APPLE. Projetando o futuro das escolas. Um guia para líderes de ensino. 2021. Disponível em: <https://education-static.apple.com/geo/br/leadership/designing-for-the-future-ext.pdf>. Acesso em: 10 out. 2022.
APPLE. Swift Playgrounds. Aprenda a programar se divertindo [s.d.]. Disponível em: <https://www.apple.com/br/swift/playgrounds/>. Acesso em: 10 out. 2022.
BETT BRASIL. Carla Alexandre. Qual é a sua visão de futuro da educação? [s.d.]. Disponível em: <https://brasil.bettshow.com/bett-blog/qual-e-sua-visao-de-futuro-da-educacao>. Acesso em: 10 out. 2022.
BETT BRASIL. Para onde vai a escola? Gestão para futuro e mudanças constantes. 2022. Disponível em: <https://brasil.bettshow.com/bett-blog/para-onde-vai-escola-gestao-para-futuro-e-mudancas-constantes>. Acesso em: 10 out. 2022.
PLANTAR EDUCAÇÃO. Marcos Paulo Barbosa. Como será a escola do futuro? Conheça as tendências. [s.d.]. Disponível em: <https://www.plantareducacao.com.br/escola-do-futuro/>. Acesso em: 10 out. 2022.
REVISTA EDUCAÇÃO. BettBrasil. Futuro da educação tem que ter inclusão, saúde mental e socioemocional. 2022. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br/2022/05/12/futuro-educacao/>. Acesso em: 10 out. 2022.