Escolas brasileiras também inovam na avaliação!
23 | out | 2018
Ontem falamos um pouco sobre propostas pedagógicas diferentes que conhecemos em escolas da Califórnia. Mas é claro que no Brasil também temos escolas públicas e privadas inovadoras, que repensaram práticas para promover mais aprendizagem! São escolas que retiraram as provas do calendário e onde as salas de aula foram substituídas por espaços abertos com alunos de diferentes idades aprendendo juntos.
A ausência de provas não significa que não há avaliação – pelo contrário! Diferentes instrumentos são utilizados para avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento de competências durante o ano letivo, com objetivos claros que devem ser atingidos durante os diferentes estágios ao longo do processo. Cada pessoa tem um tempo diferente, aprende de um modo diferente, e a prova é um instrumento que mede um único conjunto de habilidades ou conhecimentos em um momento estanque do tempo. A ideia é que, independentemente do instrumento avaliativo, devemos perceber em que momento de aprendizagem o aluno se encontra, refletir com o aluno o que ainda precisa aprender e oferecer a ele possibilidades personalizadas para que ele continue avançando.
Nesse modelo, a autonomia do aluno é fundamental: ele não tem papel passivo na aprendizagem, e sim é protagonista do seu processo. Mudar o modelo de avaliação das escolas é desafiador, mas faz muito sentido, né? Você conhece ou trabalha em escolas que mudaram seu modelo de avaliação?