Conheça a Campanha Nossas Escolas Conectadas
23 | jun | 2021
No último ano ficou ainda mais evidente a importância de termos cada vez mais uma internet de qualidade nas escolas. A pandemia da Covid-19 causou uma ruptura nas práticas de ensino e aprendizagem e toda forma de contato entre professores e estudantes precisou de outros meios para acontecer, sobretudo com a ajuda da Internet. No entanto, uma pesquisa encomendada pela Fundação Lemann ao Datafolha mostrou que menos da metade das escolas brasileiras têm Internet considerada adequada.
Diante dessa realidade, a Sincroniza Educação, a Fundação Lemann, e o NIC.br com apoio de parceiros, lançaram neste mês a campanha Nossas Escolas Conectadas 2021, para incentivar secretarias de educação e escolas de todo o país a instalar o Medidor Educação Conectada.

Imagem do Medidor Educação Conectada
A ferramenta gratuita, desenvolvida pelo NIC.br em parceria com o Ministério da Educação (MEC), monitora a qualidade da conexão de Internet e permite o acompanhamento em tempo real das métricas de banda larga fixa nas escolas públicas do país. O Medidor é um instrumento único para identificar em quais unidades de ensino alunos e professores ainda necessitam de acesso à internet de qualidade. Para fazer o download do Medidor, basta acessar https://medicoes.nic.br, clicar na aba Setor Público e seguir as orientações.
Os dados colhidos pelo Medidor são públicos e registrados em um mapa nacional de conectividade, disponível no portal Conectividade na Educação. Tais informações são essenciais para orientar políticas públicas de acesso à Internet nas escolas. Desse modo, o Medidor permite que gestores escolares e redes de ensino tomem decisões com base em informações qualificadas.
A campanha propõe que as redes de ensino organizem um dia para fazer a instalação do Medidor em todas as suas escolas – o Dia C, Dia da Conectividade. Se desejarem, as redes podem contar com o apoio do NIC.br, da Fundação Lemann e da Sincroniza Educação para a realização do Dia C. Também foram criados tutoriais em vídeo e e-books para apoiar escolas e redes interessadas em acompanhar as informações dadas pela ferramenta.
Acompanhe as redes sociais da Sincroniza e fique por dentro das novidades da Campanha!