As tecnologias podem apoiar a implementação da BNCC

As tecnologias podem apoiar a implementação da BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aprovada e homologada no final do ano passado, depois de três anos de construção. Ela é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender.

Neste momento, os Estados e municípios estão se organizando para construir e adaptar seus currículos a partir da Base, e eles têm autonomia para elaborar as metodologias e abordagens pedagógicas, assim como as avaliações. A estrutura da Base privilegia o desenvolvimento de competências que visam a formação integral do aluno. As 10 competências gerais incluem, entre outras, Conhecimento, Pensamento crítico, Comunicação, Cultura digital, Empatia e cooperação e Autonomia e responsabilidade. Elas contemplam as cinco dimensões da educação integral:

  • Intelectual
  • Física
  • Emocional
  • Social
  • Cultural

As tecnologias educacionais têm potencial para apoiar a implementação da BNCC, tanto por oferecer às redes os componentes curriculares, quanto porque a cultura digital é uma das competências gerais do documento! As empresas de tecnologia estão identificando essa necessidade e adequando seu conteúdo e formato à BNCC. Na Sincroniza Educação, nós realizamos esse processo de alinhamento junto aos nossos parceiros. Além disso, estamos estudando como apoiar os professores no desenvolvimento das competências gerais e específicas com o uso de metodologias ativas, centradas na aprendizagem do aluno!

E você, já pensou em como vai apoiar os professores na implementação da Base? Comente aqui e vamos trocar ideias!

Nenhum comentário

Postar comentário

X